domingo, 11 de maio de 2008

DEUS ESPERA UMA ATITUDE

“Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei contra este lugar e contra os seus moradores, que seriam para assolação e para maldição, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor.” (Reis 22.19)

Quando Josias percebeu o quão corrupto a nação se tornara, rasgou suas vestes e lamentou diante de Deus e instituiu novas reformas. Então, o Senhor teve misericórdia dele. Este rei demonstrou seu arrependimento de acordo com os costumes de sua época. Em nossos dias, quando nos arrependemos, não rasgamos nossas vestes, mas choramos, jejuamos, restituímos, retratamo-nos ou pedimos perdão; isso demonstra a sinceridade de nosso arrependimento. A parte mais difícil do arrependimento é mudar as atitudes que inicialmente produziram o comportamento pecaminoso. Após uma leitura da lei de Deus, ele mudou o curso da nação. Hoje muitas pessoas possuem bíblias, mas poucas são influenciadas pelas verdades encontradas na Palavra de Deus. A Sagrada Escritura deveria causar em nós, como em Josias, ações imediatas no sentido de reformular nossa vida, a fim de trazê-la a harmonia com a vontade de Deus.

Todo genuíno arrependimento vem acompanhado de uma nova conduta em relação ao comportamento anterior ao pecado. Quando somos confrontados com as verdades de Deus, devemos assumir uma atitude de humilhação, reconhecendo nossa plena dependência do cuidado divino. Temos de aprender a levarmos para Deus um coração compungido. Um coração que se derrama por amor a Ele e que anseia por sua presença. Pois, se Deus nos encontrar fazendo assim certamente nos abençoará. “Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei contra este lugar e contra os seus moradores, que seriam para assolação e para maldição, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor.” (Reis 22.19)

Nenhum comentário: