A Independência do Brasil. E como está o povo Brasileiro?
No próximo dia 07 de Setembro, o Brasil comemora os 185 anos de Independência política.
Foi o início da construção de um projeto de independência e soberania pautado nos ideais de igualdade e democracia, ou um arranjo político elitista luso-brasileiro?
O 07 de Setembro é momento de reflexão, ainda mais quando observamos que o projeto republicano, a partir de 1889, não se efetivou em nosso país. República significa aquilo que é de todos. Exemplos da não concretização desta idéia não faltam. Basta para tanto observarmos os números do último Censo do IBGE: registramos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) similares aos da Bélgica e ao mesmo tempo e em maior quantidade, similares ao da Índia, daí alguns referirem-se ao Brasil como Belíndia.
Os poucos bolsões de riqueza do Brasil, quando comparados ao imenso oceano de pobreza, não parecem incomodar-se com este paradoxo. Usufruem do melhor do megalomaníaco mundo globalizado e tratam ainda as questões sociais como caso de polícia, como no início de nossa República, há mais de 117 anos.
Exemplo deste desprezo pelas mazelas sociais, é a maneira pela qual vem sendo tratado um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil nos últimos 20 anos. As demandas representadas pelo MST ( Movimento Rural dos Trabalhadores Sem Terras), ou seja, a urgente necessidade de uma melhor distribuição das riquezas no país ( inclusive das terras), são costumeiramente negligenciadas e mais frequentemente demonizadas pela imprensa maniqueísta. Estas visões criminalizadoras, apoiadas no senso comum de nossas camadas médias omissas, contribuem para colocar ?embaixo do tapete? a discussão necessária sobre a incapacidade, até aqui, de tornar a sociedade brasileira realmente independente e republicana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário