domingo, 11 de maio de 2008

O CRISTÃO E A SALVAÇÃO


A leitura da mensagem de hoje está baseada no livro de Isaias 59: 2 e também no livro de Romanos 3: 23 e 6: 23.

Um pobre pedreiro caiu de um andaime e estava as portas da morte. O sacerdote chegou e lhe disse: “Meu presado senhor, estou aprensivo por causa da sua morte.Você se sentirá melhor fazendo a sua paz com Deus”. Para a alegria do sacerdote, o homem disse: “Fazer minha paz com Deus, senhor! Ela ja estava feita para mim na Cruz do Calvário, há 1900 anos, e eu a tenho”.

A humanidade caiu em pecado, não desfruta de paz e está sujeita à morte eterna. Isaias 59: 2, afirma que os pecados nos separam de Deus. Todos pecaram, (Rom. 3: 23). O salário do pecado é a morte, (Rom. 6: 23).

A situação é desanimadora! Necessita-se de um socorro! O socorro vem de cima. O socorro vem de Deus. Enquanto o salário do pecado é a morte, o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus.

Em Isaias 55: 6 e 7, Deus estende um convite de salvação e apresenta etapas desse processo que é de iniciativa divina com participação da pessoa envolvida:

1-Buscai ao Senhor:

O Espírito Santo, trabalhando em nós coloca o desejo da salvação. Quando rejeitamos a voz interior do Espírito, deixamos de buscar e aceitar a salvação. É possível buscar a salvação e não encontrar? A resposta está em Isaias 55: 6 e Mateus 25: 11 e 12.

2-Invocai-o enquanto está perto.

Muitos têm deixado passar oportunidades agradáveis de buscar ao Senhor para fazê-lo em oportunidades de extrema agônia, como Sansão (Juizes 16: 28) e como Israel no Egito (Exo. 3: 7) e ainda como Ezequias (Jerem. 38: 2 e 3).

3-O perverso deixe o caminho.

A salvação produz uma mudança total. O caminho agora é novo e conduz a salvação, (Prov. 14: 12)

4-Ele deve converter-se ao Senhor.

Somente assim e não de outra maneira, que o homem encontra a paz. Luc. 15: 18 e 24. Encontra felicidade, compaixão e perdão e recebe as vestes da justiça.

Nos primeiros dias de luta pela verdade, Santo Agostinho orou do seguinte modo: “Senhor salva-me dos meus pecados, mais agora não… “Mais tarde orou: “Senhor, salva-me dos meus pecados todos, menos um”. Mas afinal veio o dia quando orou: “Senhor, salva-me de todos os meus pecados, e salva-me agora!”.

E quando fez essa decisão final, ganhou a vitória. Veja que pensamento animador Deus nos envia através de Ellen White, no livro Caminho a Cristo:

“De igual modo sois vós um pecador. Não podeis expiar vossos pecados do passado, nem podeis mudar vosso coração e tornar-vos santo. Mas Deus promete fazer tudo isto por vós, mediante Cristo, Vós credes nesta promessa. Confessai os vossos pecados e entregai-vos a Deus. Vós quereis servi-lo, tão depressa isto fazeis. Deus cumpre a sua palavra conosco. Se credes na promessa, credes que estas perdoado e purificado. Deus supre o fato, sois curado exatamente como Cristo conferiu ao paralítico poder para caminhar, quando o homem creu que estava curado. Assim é se o credes.

Não espereis até que sintais que estais curado, mais dizei: “Creio-o; assim é, não porque eu sinta, mas porque Deus o prometeu”. (Caminho a Cristo pag. 52).

Colaboração do Pr. Osvaldo de Lima Ferreira

Nenhum comentário: